quarta-feira, 25 de maio de 2011

Momento Viver a Vida...



Hoje lembrei de um fato muito importante e especial na minha vida, não vou dizer triste pois hoje sei que a batalha que passei foi vencida graças a Deus!

Há alguns dias atrás eu senti um nódulo na minha axilia direita e agora estou morrendo de medo do que possa ser e lembreeiii....

Quando eu tinha 16 eu passei por um momento de depressão muito forte, eu tinha voltado do Rio de Janeiro e estava passando por uma fase muito dificil pra mim e entre esses coisas acontecendo na minha vida eu perdi completamente as forças e dicidi eu mesma dar um fim na dor que eu estava sentindo (eu era bastante egoista e pensava ser a pior dor do mundo) e decidi acabar com a minha vida e num momento de fraqueza no dia 16 de Novembro de 2007 as 19hs no Recanto das emas eu simplismente decidi que eu deveria morrer, me posicionei ao lado da pista e falei pra Deus: '-Senhor que seja feita a tua vontade! - e simplismente impulsionei meu corpo para a pista e senti o impacto no meu corpo que foi arremessado a metros de distância, eu nao conseguia sentir minhas pernas e nao conseguia mover um musculo do meu corpo, é eu estava viva, meu plano tinha ido por agua abaixo! (Não vou me aprofundar muito nessa historia hoje pois o meu objetivo é outro).

Depois daquele dia fiquei a pensar que Deus tinha um proposito muito grande na minha vida pra não ter deixado eu morrer, após mais ou menos 6 meses eu descobri que a minha mãe estava com câncer de mama. Isso foi um bomba atomica na minha vida, já tinha visto sobre a doença e pessoas proximas a mim (nao tao proxima assim) ja haviam tido a doença, comecei a pesquisar mais ainda sobre o tal câncer de mama que estava atormentando a minha vida. Pesquisei tudo desde origem, tratamento, cirurgia, pós cirurgia e até pensei o pior (a morte), ai a minha batalha começou!

No dia em que a minha Guerreira (Mãe - Celestina) descobriu que estava doente ela já tomou a sua primeira iniciativa contra a doença: ela parou de fumar de imediato e nesse mesmo dia a médica já marcou uma data para a internação dela para a confirmação real da doença (confirmação por biopsia). Passamos uma semana internadas, eu digo passamos porque eu fiquei o tempo todo ao lado dela, quando eu ia pra casa que ela tava no hospital eu nao conseguia dormir e em um desses dias que eu estava em casa e ela estava no hospital eu tive um sonho e nesse sonho Deus falava comigo e me explicou o porque que ele não deixou eu morrer naquele dia: Ele disse que eu tinha que cuidar da pessoa que eu mais amo na minha vida e que ela iria precisar muito de mim em todos os sentidos, a menininha aqui teve que crescer!

Minha mãe quando descobriu o cancer ele já estava ativo no corpo dela há 5 anos e então ele estava num estágio muito avançado tivemos que fazer a mastectomia radical onde a mama (direita) foi retirada completamente... vou contar mais detalhadamente os estágios que nós passamos!

1º estágio: A descoberta de tudo -- foi um baque pra familia toda com certeza, até tentarão esconder de mim um tempo mais eu já sabia primeiro que todo mundo e por incrivel que pareça fui a mais forte de todos!

2º estágio: Quimeoterapia -- Essa fase foi uma das piores fases, o cabelo caiu, ela ficou fraca, tinha frebre constantemente, quase não sorria, e dormia constantemente... doia ver aquilo mais eu não fraquejei era honra ter a vida da minha mãe! Ver o cabelo da minha mãe caindo me doia muito, então eu falei pra ela que eu iria raspar a minha cabeça junto com ela e ela nao deixou, disse que se eu quisesse fazer alguma coisa eu deveria deixar o meu cabelo crescer, então fiz uma promessa de deixar meu cabelo crescer por 7 anos... não é atoa que ele está enorme!!!

3º estágio: Diabete Adquirida -- Minha mãe fazia "N" exames por dia e sempre tinha que ver como estava a glicose até que um dia a Médica veio com outra bomba: Não bastava minha mãe estar com câncer mais ela também tinha adquirido a doença Diabetes por consequencia da quimeoterapia! Foi a primeira vez que eu chorei depois que descobri a doença da minha mãe. Briguei com Deus, contestei com ele e pedi pra ele tirar aquilo da minha mãe e transferir tudo pra mim...

4º estágio: Cirurgia -- Após um longo periodo de internação para a glicose da minha mae se estabilizar e a cirurgia poder ser realizada finalmente ela aconteceu, minha mae foi internada as 6:30 da manhã e eu aproveitei e fui pra casa pra poder tomar um banho e fazer almoço pro meu pai, a cirurgia demoraria no maximo 4hs pois havia mais mulheres para serem operadas. A cirurgia dela começou as 9hs da manhã e eu cheguei lá as 13hs da tarde e minha mãe só foi liberada do centro cirurgico as 21hs, eu quase fiquei louca, eu já estava em panico, desesperada! Pensei o pior, pensei que tinha perdido a pessoa mais importante da minha vida, quando eu ja estava quase descendo para ir para o centro cirurgico e tentar entrar la de alguma forma a minha mae chega no quarto, ja conciente e toda inchada, nao gosto muito de lembrar daquela cena, foi muito marcante pra mim. Ela estava apenas com um lençol cobrindo o seu corpo, ela sorriu pra mim e disse que estava bem eu na hora fiquei tonta e quase desmaiei, meu rosto ficou palido e o padioleiro (que guiava a maca da minha mae) teve que me segurar para eu nao cair.

5º estágio: Processo pós cirurgico -- Minha mãe tinha um dreno, a gente chamava vulgarmente de cachorrinho pois ele nao saia do lado dela pra nada, era uma sonda pra sugar o liquido que saia de dentro da cirurgia. O corte é imenso, ele vem desde o meio do peito até em baixo das axilas e quando eu vi aquele corte daquele tamanho eu quase caí pra traz, eu que lavava, eu que enxugava e passava a pomada cicatrizante pois devido a diabetes o periodo de cicatrização da minha mãe ficou mais lento. Eu não conseguia sair de perto dela, saia de perto dela as vezes só pra eu poder fumar um cigarro e logo voltava!

6º estágio: Fisioterapia e Radioterapia -- O 6º estágio veio em dose dupla, veio com a fisio e com a radio! E esse sim foi o mais dificil eu nao sabia qual era o pior, ela teve 39 sessoes de radioterapia e 2 vezes na semana vazia fisioterapia porém em casa tinhamos que fazer a fisioterapia 3 vezes por dia! Doia em mim ter que levantar o braço dela até em cima de sua propria cabeça para que ela nao perdesse a sensibilidade da mão direita, eu chorava por ter que fazer aquilo. As sessoes de radio eram cansativas, eu brigava todos os dias no onibus coletivo pois minha mae tinha a carteirinha de Especial e ninguem cedia o lugar para ela sentar... mesmo vendo ela carequinha eles queriam que ela andasse com a blusa aberta pra mostrar que nao podia se apoiar com o braço direito, as vezes eu gritava no coletivo pra pedir pra alguem se levantar pra ela poder sentar uma vez cheguei a quase abrir a blusa dela de raiva que eu fiquei!

Nessa fase eu nao tinha mais vida pra mim, eu vivia a minha mãe, eu acordava pra ela, eu fazia comida pra ela, eu arrumava a casa pra ela, eu vivia pra ela (até hoje eu vivo). E hoje percebo que fiz (e faço) a diferença na vida da pessoa que eu mais amo na minha vida!

Hoje o meu post e dedicado a Minha Rainha Guerreira (minha Mãe) : Celestina Pereira de Souza

Sou muito grata por Deus por ser tua filha e por ter uma mãe maravilhosa como você! Obrigada por ser minha mãe... e nunca se esqueça de que eu te amo muito e sempre vou te amar pois você me deu força pra continuar a viver e ser a mulher que sou hoje!! E tenha certeza que sou uma grande mulher, orgulhe-se de mim mãe... hoje , amnhã e sempre... pois a cada dia que passar de minha vida eu vou viver por ti, para poder ser o teu orgulho!!!

Ass.: J.S.

Nenhum comentário:

Postar um comentário