terça-feira, 10 de maio de 2011

o Sr. Controlador

Vou escrever mais um capitulo do livro 'Pare de beijar sapos'

O Sr. Controlador

Posso ser mandona -- pergunte ao meu marido. Nunca deixo de me surpreender e me deliciar quando alguém realmente faz o que eu digo para fazer. Felizmente, meus amigos e minha família alegremente me ignoram na maior parte do tempo e raramente cedem às minhas tendências controladoras. E é assim que deve ser. As pessoas prosperam em relacionamentos nos quais o dar e o receber ocorrem de forma proporcional. Um dos parceiros ter mais controle que o outro não fará bem a nenhum deles.

Então, vamos colocar as coisas em pratos limpos desde o começo. Não há absolutamente nada sexy, romântico ou maravilhoso em ser dominado. A vida com um homem controlador é humilhante, nociva e potencialmente fatal. O controle emocional surge em diversos modos: seja por meio de humilhações constantes ou açoes forçadas dentro do quarto. Alguns sinais clássicos de que você tem ao seu lado o Sr. Controlador são: verificações constantes sobre o que você esta fazendo ou com quem esta; criticas ou piadinhas cruéis a toda hora; abuso de poder com relação ao trabalho, sexo, casa e dinheiro; e até mesmo isola-la da família e de amigos.

Os controladores se vêem como perfeccionistas - ninguém jamais seria capaz de ser tão maravilhoso quanto eles são. Esse tipo rapidamente se irrita com as fraquezas e os erros de outras pessoas, independentemente de quao irrelevantes essas fraquezas e erros sejam. Isso os torna temperamentais e intolerantes. Como um bebê tirano, eles costuma encontrar uma forma de obter o que desejam, frenquentemente se utilizando de culpa, ameças, bullying*, gritos ou violencia fisica. Mulheres que passaram por relacionamentos com homens controladores também sabem que, muitas vezes, é dificil escapar. Homens que controlam suas parceiras, com ou sem violencia, costumam, também, tentar controlar suas ex-parceiras, mesmo muito tempo depois que o relacionamento ja teve um fim.

Ironicamente, os dominadores podem ser muito charmosos. No inico de uma relação, o Sr. Controlador costuma se mostrar um cavalheiro -- faz pedidos para os dois, paga a conta, acompanhya voce até a sua casa e a surpreende com roupas e joias. Não há decisão a ser tomada -- ele ja pensou em tudo. Mas nao seja boba. Essas sao formas sutis de controle e, antes que voce se de conta, o Sr. Controlador também estara disposto a pensar em tudo sem que voce interfira, goste ou nao.

Os controladores, às vezes parecem compassivos, uma contradição que faz muitas mulheres terem de fazer esforços para deixar a relação. Ataques de fúria costumam ser seguidos por periodos prolongados de lagrimas, culpa e arrependimentos. Ele nao queria ter feito aquilo. Voce o fez agir daquela forma. Se ao menos ele nao se importasse tanto com voce... Da proxima vez, sera diferente. Sua confianaça independencia lentamente se desgastam durante meses de raiva e afeição alternadas -- voce pode até mesmo começar a acreditar que nao merece nada melhor.

O que, entao, motiva o Sr. Controlador? Ás vezes, nada além do simples prazer que nasce com o poder de controlar outro ser humano. Mais frequentemente, no entanto, o objetivo fundamental de um homem assim é tomar o comando de uma situação que o ameaça. O medo comanda o desejo de controlar. Medo de ser ridicularizado. Medo de falahr. Medo de ficar sozinho. medo de ser controlado por outra pessoa. Ele é medroso demais para construir uma relação saudavel entre duas pessoas com direitos e deveres iguais, porque uma parceira que não está disposta a ser controlada ou possuida pode deixa-lo a qualquer momento. Na realidade, ele não controla nada além de voce.

O Sr. Controlador normalmente está envolvido em tradiçoes. Ele espera servidão, fraqueza, lealdade, dependencia e extrema devoção de sua parceira. Esse tipo de homem age assim porque está buscando desesperadament por uma existencia estavel e previsivel. Porem, a vida é caprichosa -- quando mais instavel sua vida interior se tornar, mais inflexivel e exigente ele se torna com voce. Se as coisas nao correrem muito bem no trabalhao dele, por exemplo, pode apostar que voce sera a primeira a descobrir.

Não se engane: isso não é amor de verdade. Tenho duas citaçoes favoritas. A primeira é "nunca tenha o olho maior que a barriga", mas, infelizmente, as palavras da Piggy, dos Muppet Babies, não sao relevantes aqui. A outra é do psiquiatra Carl Jung e resume com exatidão o Sr. Controlador: "Onde o amor impera, não ha desejo de poder; e onde o poder predomina, há falta de amor." E não é verdade ?

"Fui casada com um controlador por quinze anos. Em seus dias bons, ele era incrivelmente romantico -- escrevia poesias, me encia de presentes, dizia que me amava dezenas de vezes por dia. O unico problema é que ele tambem era loucamente ciumento. Quando não estavamos juntos, ele me telefonava para perguntar onde e com quem eu estava. Independetemente do que eu dissesse, ele sempre parecia deturpar e dava a aentender que eu estava sendo infiel.

Qualquer outro homem era uma ameça -- até mesmo homens que apareciam na TV! Isso soa quase engraçado agora, mas ele conseguiu se converncer de que eu tinha fantasias com o Take That (é o grupo do Reino Unido em que o cantor Robbie Williams iniciou a sua carreira) e desligava a televisão quando eles apareciam na tela. Também me lembro de ter sugerido, certa vez, que fossemos ao cinema com um amigo em comum -- ele ficou louco e deu um soco na janela. Surtos de violencia nao eram raros. Emobra esses surtos nao se dirigissem diretamente a mim, era comum ve-lo quebrando objetos em meio a sua frustração. Ele tambem era o rei do mau humor e sempre me chamava por nomes horriveis -- galinha, vadia, proiscua. Insultos sexuais horriveis.

Olhando de fora da nossa relação, ele parecia perfeito, e minhas amigas costumavam dizer que invejavam o nosso casamento. ele sempre se comportava de forma impecavel em publico, mas eu sabia que estava me observando o tempo todo. Era quando estavamos sozinhos que tudo vinha a tona. Nós finalmentes nos divorciamos alguns anos atras. Agora eu entendo que ele era realmente inseguro, sempre aterrorizado pelo medo de que as pessoas, incluindo eu, o abandonassem. Talvez seja por isso que ele tentasse me manter em uma coleira!"


Pare de beijar Sapos (Madeleine Lowe)


obs. da J.S.: Essa Sr. Controlador faz parte de todos os homens, cabe a nos mulheres aceitar ou nao isso para os nossos relacionamentos! Logico que em alguns homens esse sentimento de querer e sentimento de posse é bem mais agussado e realmente causa muito transtorno, muitas vezes a violengia fisica é usada... por isso aqui vai um alerta de quem ja passou por isso! Denunciem, não tenham vergonha de Denunciar uma agressão fisica! Pois mais cedo ou mais tarde ou ele te deixa e você fica traumatizada pelo resto da vida ou ele simplismente te mata!

Nenhum comentário:

Postar um comentário